Blog sem segredo. O checklist essencial.

July 12, 2018

Ter um blog com conteúdo personalizado pode fazer muito por sua empresa. Um dos pontos fundamentais é a educação do seu público, que chegará mais informado ao momento da compra. Sua empresa também passará a ser encontrada com mais facilidade na internet e ter um blog é fundamental para deixar seu site mais dinâmico e funcional. Já deu para ter uma ideia da importância do negócio, né? Agora vamos para o checklist prometido.

 

 

COMO PLANEJAR?

Estruturar uma pauta, definir uma ordem funcional e estratégica para as postagens são quesitos fundamentais. Faça anotações, crie uma tabela de assuntos para escrever, pense em que tipos de conteúdo podem ajudar seu público. Tendo o planejamento em mãos, será possível direcionar sua atenção a outros detalhes, como os títulos das postagens, por exemplo. Outro ponto a se considerar é a periodicidade das publicações. Aqui vai uma dica simples, mas que vale ouro: faça apenas o que você dá conta. Não prometa um fluxo de postagens que não conseguirá seguir.

 

  

O QUE ESCREVER?

A temática é fundamental. Saiba sobre o que você vai falar. O tema precisa estar relacionado com o universo da sua empresa e também ser dominado por quem irá escrever (nessa hora, se a coisa apertar, entre com contato com a gente para podermos te ajudar, pois contratar uma agência especializada em produção de conteúdo como a Tai Creative pode ser a solução para seu caso). Mas respira e siga com a leitura porque vem mais informação nessa postagem. Outro fator que precisa ser levado em consideração é que o conteúdo escrito em seu blog precisa ser relevante. Por exemplo, essa postagem tem como foco te ajudar com o blog da sua empresa. É nisso que você precisa pensar: ajudar as pessoas com conteúdo qualificado.

 

 

PARA QUEM ESCREVER?

Por mais que você domine um determinado assunto, não é uma boa ideia sair escrevendo a esmo. Saiba para quem você está escrevendo, por favor. Quem são as pessoas que vão ler o seu blog? Qual o tipo de conteúdo que consomem? Quais são os hábitos? Em que horário eles estão mais na internet? Quais são os problemas, as dores dessas pessoas? Qual o melhor tom do texto? Tendo respondido as perguntas, vamos para o próximo item.

 

 

COMO ESCREVER?

Uma coisa que você precisa ter em mente: você está escrevendo na internet para internautas. Aqui destaco, novamente, a importância do título. Ele será o chamariz num universo com muita informação. Faça listas, perguntas, use gatilhos mentais (vamos falar sobre gatilhos em outro momento), mantenha seu texto simples e direto. Conhecimento não tem a ver com o uso indiscriminado de palavras rebuscadas. Para finalizar, outra dica para deixar a leitura do seu blog mais leve é usar imagens e gráficos.

 

 

De verdade, espero ter podido te ajudar a tomar coragem e criar um blog para a sua empresa. Se escrevi sobre isso é porque realmente acredito e sei que funciona. Percebeu a importância, mas precisa de ajuda? Tudo bem! Entre em contato porque aqui na agência Tai Creative somos especialistas na produção de conteúdo multicanal (conteúdo digital, impresso e audiovisual). Até a próxima! ;)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Cazador na linha de frente

September 18, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

September 18, 2020

April 23, 2020

Please reload

Arquivo