EAD. Os passos fundamentais para ter o seu curso online agora.

July 27, 2018

Hoje é dia de conversarmos sobre o universo dos cursos online, ou seja, sobre ensino à distância (EAD). Já falamos sobre as vantagens e possibilidades dos infoprodutos, agora vamos um passo além. Ok? 

 

 

Se você ainda não leu os textos sobre os infoprodutos, é só clicar nos links abaixo para conferir:

Infoproduto. Parte 1. O que você precisa saber.

Infoproduto. Parte 2. O caminho para seu e-book.

Infoproduto. Parte 3. Como fazer a sua videoaula - o guia essencial.

 

 

PASSO 1 -  PLANEJAMENTO

Vamos começar pelo início. Toda a redundância é válida porque eu sei que a tua vontade é, simplesmente, sair fazendo. Vai tomar uma água e aceite: é preciso planejar. 

  1. Defina seu público - descobrir quem é a tua audiência vai te guiar na produção de conteúdo. Encontre as demandas do seu público. Mas essa é apenas uma das partes da receita. Você tem que gerar identificação, mas o curso é seu, o conhecimento também. Não faça mais do mesmo.

  2. Estabeleça o tema - seja sincero e só ofereça conteúdo que você domina. Pense sobre o que você, realmente, tem a ensinar.

  3. Segmente a informação - depois do conteúdo central definido, divida em partes para deixar o aprendizado mais leve e fluido.

  4. Determine a duração - seja prático, contabilize a quantidade de assunto a ser ensinado e, assim, conseguirá determinar qual será a duração do seu curso.

  5. Estipule o custo - antes de começar, saiba qual o seu orçamento disponível para investimento. Não adianta ter um planejamento detalhado e preciso, se você não tiver o orçamento necessário.

Pense que o universo da internet é imenso e ser amplo demais no curso pode não ser uma boa ideia. Encontrar um nicho é fundamental para se ter sucesso nesse universo. Saiba em qual ambiente você irá empregar seus esforços. Pense que seu curso deve ser realmente relevante e agregar valor à vida de seu aluno. 

 

 

PASSO 2 - ORGANIZANDO O CONTEÚDO

Para ajudar na gravação das suas videoaulas, faça um roteiro. Se não conseguir, pelo menos faça uma lista com os tópicos que serão abordados na aula. Tem uma postagem completinha para você sobre os passos para criar a sua videoaula. Clique para ler a postagem completa.

 

Para conseguir se organizar outra dica válida é criar planilhas para cada passo, inclusive para organizar seu conteúdo. Separe cada aula em um quadro diferente, por exemplo. Pense no que você pretende falar na videoaula, qual será o material escrito de apoio, que atividade pretende passar para o aluno. A estrutura do seu curso é similar a de uma aula comum, como as que você deve ter tido ao longo de sua vida. A diferença é que você estará ensinando na internet e à distância. Tendo isso em mente, seja simples e direto. Seu aluno precisa te entender com facilidade.

 

Outra forma de organizar o conteúdo do seu curso é fazer uma seleção prévia. Liste todos os assuntos que você planeja abordar, depois crie uma tabela com três colunas: adicionais, acessórias e relevantes. 

Adicionais - não são as informações principais, mas podem ser adicionadas ao curso como um bônus.

Acessórias - são as informações que não tem necessidade de estar no curso.

Relevantes - são as informações centrais do seu curso. Nessa parte é interesse classificar a lista de conteúdo por ondem de dificuldade, separando-os em módulos. 

 

Na categoria das informações relevantes, separe os conteúdos por temas e sub-temas. Essa divisão facilitará o aprendizado do seu aluno. Pense nisso com carinho.

 

 

PASSO 3 - CRIANDO SEU CURSO

Agora que você organizou as informações que estarão presentes no seu curso, vamos colocar a mão na massa. Alguns fatores que devem ser levados em conta: estrutura física, equipamentos, tempo de produção, material de apoio. Você pretende fazer tudo sozinho ou vai precisar de ajuda? Tem orçamento para contratar um profissional ou uma agência especializada em produção de conteúdo como a Tai Creative? Se fará sozinho, tem o equipamento necessário ou será preciso alugar ou pegar emprestado? Além de saber o tempo do curso como resultado final, você precisa ter em mente qual será o tempo empregado na produção prévia. 

 

Decida os detalhes do seu curso, como a duração, o formato e o nível de ensino. Saiba o tempo de cada aula, cada módulo e o curso como um todo. O formato corresponde à forma que você irá compartilhar o seu curso com o aluno: através de uma plataforma, por e-mails, mensagem, redes sociais, etc. Deixe claro o nível de aprendizado: básico, intermediário ou avançado, por exemplo.

 

Plataformas para cursos EAD:

 

PASSO 4 - DIVULGANDO SEU CURSO

Se você chegou até aqui, parabéns! Mas aguente firme porque estamos preparando uma postagem exclusiva sobre formas eficientes de divulgar e, claro, vender seu curso. Fique ligado em nossas redes sociais porque vamos te avisar quando o texto estiver no ar. Até o próximo conteúdo!

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Cazador na linha de frente

September 18, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

September 18, 2020

April 23, 2020

Please reload

Arquivo